domingo, 24 de outubro de 2010

Blog da turma ganha reforço profissional

Nossa colega de sala Patrícia Meyer, jornalista, desde a semana passada tornou-se colaboradora do blog da turma. Cheia de novas idéias, ela promete postar matérias de grande interesse para os alunos do curso de cinema digital que, certamente, vão contribuir de forma decisiva para a nossa formação.

Lembrando que o blog não é meu nem da Patrícia. É da turma! Aguardamos a participação de mais pessoas.

Seja bem-vinda, Patrícia, e mãos à obra!

sábado, 23 de outubro de 2010

AULA ESPECIAL - Preparação Corporal de Atores


Os alunos que assistiram à aula realizada hoje à tarde no estúdio do Centro Europeu receberam mais do que esperavam. E olha que a expectativa não estava nada baixa. "Excelente atriz", foi o que disse nosso coordenador, Fernando Severo, quando apresentou Verônica Rodrigues à turma.

Com grande experiência no teatro, Verônica expôs de forma prática e dinâmica vários processos altamente eficazes para a preparação corporal de atores. Um conhecimento indispensável para diretores que desejam extrair o máximo de seu elenco.

Após esbanjar simpatia e entusiasmo durante as duas horas de aula que passaram voando, nossa atriz fez por merecer um caloroso aplauso da turma, que ficou com gostinho de quero mais.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

REUNIÃO - PROJETO RICTV

Foi realizada hoje à noite a primeira reunião de formação de equipes para o projeto RICTV na sede do Centro Europeu. Direcionado aos alunos das turmas do primeiro semestre do curso de cinema digital o encontro foi conduzido pelo nosso coordenador, Fernando Severo, e pelo responsável pelo projeto junto à RICTV, Claudio.

Trata-se de uma contrapartida do Centro Europeu para a RICTV. Em troca da disponibilização de suas instalações da emissora para visitação e aulas práticas, os alunos do curso de cinema digital produzirão episódios para o programa Consultório Sentimental do Renato Gaúcho a partir das cartas enviadas pelos telespectadores.

Severo chamou a atenção para a grande oportunidade de participar de uma produção que vai ao ar em rede televisiva com direito a créditos inclusive. Uma ótima porta de entrada para este mercado altamente competitivo.

De uma forma muito descontraída (não é à toa que ele faz parte do site comicozinho.com), Claudio definiu a formação das 3 equipes de 6 pessoas cada (direção, assitente de direção, produção, fotografia, arte e edição) que irão gravar entre os dias 3, 4 e 5/11. Ressaltou ainda que velocidade e criatividade serão os diferenciais mais observados na avaliação das equipes.

Quem não pôde ir hoje, ainda tem a reunião de amanhã às 14h que fechará em definitivo as últimas vagas das equipes.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Casos e Causos imperdível neste domingo



Depois de SOS Emergência deste domingo, 24/10, irá ao ar na Revista RPC o Casos e Causos "O Pracinha de Rio Negro" roteirizado pela Camila Mageski.

Baseado em fatos reais, Camila conta a história de Guilherme, que tem uma redação para apresentar na escola e mergulha nas lembranças do avô, Oswaldo, que de uma forma emocionante conta a história de seu irmão, Adir Jorge, um dos paranaenses representantes da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

"Esse filme é muito especial para mim, pois conta a história do meu tio avô, Adir Jorge, e foi um dos fatores determinantes para que eu entrasse no curso de cinema", declara Camila.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Seleção de bandas


Nove músicas já estão à nossa disposição para o exercício do video clip. Sete foram selecionadas no sábado passado durante a reunião com o Severo, mais as duas que não foram escolhidas no semestre passado. Todas disponívels no 4shared.com para download.

Clique no nome da música para baixar.

Wagon seat
de Danny Dória interpretada por ele mesmo.
Start me up de Julian Barg interpretada por Foreplay.
Sessenta e Sete de Sebastian Benitez interpretada por Jardim Stereo.
Generoso de Renan da Silva Alves interpredada por Pallets.
Deserto de Lucas Borba interpretada por Peixe Babel.
Liu e Léia de Rafa Gomes interpretada por Rafa Gomes.
Veloz de Samuel Toaldo interpretada por Spirax.
Fell free de Taís Marcela Ferreira interpretada por ela mesma.
Trapolândia de Ben-Hur Lima interpretada por Trapobanda, a misteriosa trupe da Trapolândia.

sábado, 16 de outubro de 2010

Master Class com Paulo Munhoz



Realizada na última sexta-feira, a primeira master class do semestre ficou a cargo do premiado cineasta Paulo Munhoz, que vem ocupando uma posição de destaque no mercado brasileiro de animação.

Unir arte e tecnologia, tornar cada trabalho uma nova pesquisa e ter condição de mudar o mundo foram os fatores que fizeram o então funcionário da Caixa Econômica mudar de forma decidida sua trajetória profissional rumo ao cinema.

Ao narrar de forma inspiradora suas experiências, Munhoz relatou que várias vezes foi “barrado” ao tentar entrar na área de comunicação e que chegava a gastar tudo o que ganhava para realizar suas produções. Entusiasmados, os alunos não conseguiam conter suas perguntas, o que tornou a apresentação muito interativa e didática.

Otimista quanto à posição de Curitiba no cenário nacional, o fundador da AVEC revelou, com uma certa dose de orgulho, que o primeiro curso de animação do Brasil foi realizado aqui, graças a Valêncio Xavier, seu antigo professor. Enfatizou ainda que o momento é muito oportuno devido à disponibilidade tecnológica atual e à expansão do mercado, que cresceu de 8 para 80 bilhões de dólares nos últimos 10 anos.

Conheça mais sobre seu trabalho clicando aqui.